A Make B., marca de maquiagem do Boticário, relança a linha Urban Ballet, sucesso de vendas em 2016, com uma abordagem estratégica diferente: em vez de apostar exclusivamente no apelo nostálgico, frequentemente utilizado em relançamentos, a marca opta por conectar moda e maquiagem e aproveita a popularidade do movimento estético “balletcore” para construir uma narrativa alinhada ao comportamento atual do consumidor.
A decisão considera um cenário em que o consumo é cada vez mais orientado por tendências capazes de gerar identificação e desejo. Especialmente entre os públicos mais jovens, há uma valorização por experiências autênticas e produtos com propósito e marcas que reflitam seus valores e estilo de vida.
Com o conceito criativo “o clássico é sempre tendência”, desenvolvido pela AlmapBBDO, a campanha é estruturada de forma 360°, reunindo filme de lançamento, ações no Instagram e TikTok e ativações de conteúdo interativo. O filme, veiculado nas redes proprietárias do Boticário, apresenta a proposta da coleção como um ícone atemporal reinterpretado sob uma nova perspectiva.
A execução criativa se desdobra em formatos adaptados para diferentes plataformas. Um dos destaques é o elemento 3D inspirado na ponta de uma sapatilha de balé, que aparece nos batons e como recurso interativo nos canais digitais. Para ampliar o alcance e romper a segmentação tradicional do público de maquiagem, a campanha conta com um time de influenciadores que também atua no universo da moda.
Os criadores de conteúdo ajudam a traduzir a sofisticação da coleção e reforçar sua ligação com a tendência balletcore. A campanha evolui ao longo do tempo, partindo de uma releitura clássica para um olhar mais urbano, com ativações no TikTok que incentivam a identificação da comunidade por meio da hashtag #UrbanBalletGirl.
Segundo Carolina Carrasco, diretora de Branding e Marketing do Boticário, a estratégia representa a capacidade de Make B. em compreender e antecipar movimentos do mercado. Ela destaca que o lançamento de Urban Ballet não se trata apenas de uma nova coleção, mas uma demonstração da expertise de Make B. em fundir o legado da marca com as tendências atuais, demonstrando ser uma marca que não apenas acompanha, mas dita as tendências.
Leia também: O Boticário aposta em estímulos sensoriais sem o produto no lançamento de Egeo Cogu
COMPARTILHAR ESSE POST