A Natura lidera a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG, idealizada pela Merco. A marca é seguida pelo Grupo Boticário, em segundo lugar e pela Ambev, que subiu seis posições e agora ocupa a terceira colocação.
Foram divulgados três rankings específicos que refletem o desempenho das empresas nos pilares de ESG: Meio Ambiente (E), Social (S) e Governança (G). A Natura aparece na liderança em todos os três.
Top 10 – Ranking Geral de Responsabilidade ESG 2024:
Natura
Grupo Boticário
Ambev
Mercado Livre
Nestlé
Magazine Luiza
Toyota
Unilever
Google
Johnson & Johnson
Segundo Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, a diversidade do Top 10 indica a abrangência da agenda ESG no país. Ela destaca a grande diversidade setorial entre as líderes, com presença de empresas de bebidas, comércio eletrônico, indústria digital, automotiva, alimentos, varejo e bens de consumo. Contudo, entre os setores mais bem representados, continua em destaque o de Cosméticos e Perfumaria, com o líder e o vice-líder do ranking.

Destaques por setor
O setor de Alimentos é o mais representativo no ranking de 2024, com 10 empresas entre as 100 primeiras e um total de 18 no Top 200. Bens de Consumo, Eletroeletrônico, Indústria Automotiva e Serviços Financeiros também apresentam ampla presença na lista.
Top 10 por pilar ESG – Meio Ambiente (E)
Natura
Grupo Boticário
Nestlé
Ambev
Johnson & Johnson
Pepsico
Google
Alpargatas
P&G
Apple
Top 10 por pilar ESG – Âmbito Social (S)
Natura
Grupo Boticário
Magazine Luiza
Mercado Livre
Ambev
Toyota
Nestlé
Itaú Unibanco
Hospital Sírio-Libanês
Pepsico
Top 10 por pilar ESG – Governança Corporativa (G)
Natura
Toyota
Ambev
Grupo Boticário
Johnson & Johnson
Nestlé
Unilever
Google
Itaú Unibanco
Apple

Como funciona?
A metodologia utilizada pela Merco contempla 25 diferentes fontes de informação, consolidadas a partir de mais de 15 mil entrevistas. O processo inicia com a avaliação de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento anual superior a R$ 200 milhões no Brasil, que indicam as cinco organizações mais responsáveis em cada dimensão do ESG.
Na sequência, o estudo incorpora as percepções de especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas, representantes do governo e gestores de redes sociais.
O índice também inclui dados do Merco Sociedade (reputação sob a perspectiva da população em geral), Merco Digital (monitoramento da presença online) e Merco Talento (percepção de atratividade como empregadora), além de indicadores objetivos de mérito reputacional.
Brandão destaca que os resultados servem tanto como reconhecimento quanto como ferramenta de gestão, e ajudam as empresas a identificar áreas de melhoria para fortalecer sua reputação no mercado. Ao mesmo tempo, fornecem informações relevantes aos consumidores, que podem optar por marcas alinhadas aos seus valores e causas.
Leia também: O impacto do ESG para o brasileiro: estudo inédito mostra insights para empresas
COMPARTILHAR ESSE POST