Em um mercado financeiro cada vez mais competitivo e digitalizado, destacar-se exige mais do que oferecer produtos e serviços; é necessário criar conexões genuínas com os clientes. Andrea Nocciolini Costa, Diretora de Branding do Inter, compreende essa necessidade e tem liderado iniciativas que aproximam a marca do cotidiano dos brasileiros.
Com uma carreira consolidada em empresas como Whirlpool e iFood, Andrea trouxe para o Inter uma bagagem rica em estratégias de branding e comunicação. Desde sua chegada em outubro de 2022, ela tem sido peça-chave na transformação da imagem do banco digital, posicionando-o como um Super App Financeiro que entende e fala a linguagem do seu público.
“Tenho bastante orgulho da minha trajetória. Já fui delivery, tech, indústria e varejo, hoje me entendo mais completa por ter vivido tudo isso, ter ado por diferentes formas de trabalho e desafios. Eu sou bastante de olhar para pessoas, apaixonada pelo fator humano. Busco integrar o time e ouvir cada um para que possamos entregar algo cada vez melhor para o cliente”, contou.

Desafios na liderança
Dentre os maiores desafios que ou na carreira, foi na Whirlpool quando estourou a pandemia e 80% do time ficou remoto. “Que tipo de comunicação fazer? Como equilibrar o tom que iremos utilizar? Tudo isso ou pela minha cabeça. Partiu do social listening essa resposta: descobrimos que as pessoas estavam aprendendo a lidar com eletrodomésticos como nunca haviam feito, porque avam mais tempo fora de casa. Daí veio o insight da empatia”, explicou.
A campanha aconteceu com o saudoso comediante Paulo Gustavo e fez muito sucesso. Partiu dele o roteiro por estar vivendo a realidade das pessoas nas redes. “Demos a liberdade para ele criar com base nos produtos que precisávamos trabalhar. Tínhamos pouco time e segurança, mas deu certo, porque tivemos a escuta do consumidor. Isso faz a diferença em uma campanha”, contou.
Dentre os maiores desafios de hoje, Andreia cita a diferenciação entre produtos e comunicação no setor financeiro. “Como aparecer mais e ser lembrado? Como fazer mais com o que temos a disposição? A propaganda antigamente era sobre feeling, a interação do consumidor era diferente. Hoje ele busca clareza sobre o papel do negócio na vida dele. Uma marca lembrada gera muito mais resultado, por isso buscamos inovar a todo momento”, afirmou a executiva.

Tem Inter pra isso": campanha que fala a língua do povo
A campanha "Tem Inter pra isso", lançada em maio de 2025, exemplifica a abordagem inovadora de Andrea. Inspirada em expressões populares como "enrolado com as contas" e "ficar a ver navios", a campanha utiliza humor e surrealismo para abordar desafios financeiros comuns.
"A escuta ativa faz parte do nosso DNA. Percebemos um gap entre como as pessoas falam de finanças e como as instituições financeiras se comunicam. Por isso, escolhemos ser genuínos e falar a mesma língua das pessoas", explica Andrea .
A estratégia "social first" da campanha inclui conteúdos exclusivos, rede social financeira do Inter e a participação de influenciadores que compartilham histórias reais sobre finanças. Além disso, a campanha se estende à TV e mídias OOH, reforçando o posicionamento do Inter como um Super App Financeiro que oferece soluções para os desafios do dia a dia.
“O estresse financeiro está na vida do brasileiro, eles aram a ter insônia por causa de dinheiro. Falar do assunto não é fácil, então temos que olhar nosso cliente para resolver essa dor”, pontuou.

Branding no CMO Summit
A Diretora de Branding do Inter é uma das palestrantes confirmadas no CMO Summit, que acontece nos dias 25 e 26 de junho. Reconhecida por sua capacidade de traduzir escuta ativa em campanhas de alto impacto, Andrea abordará o poder das marcas fortes. “Levarei muita inspiração, energia e paixão, porque construção de marca a por isso. Tem que ter o equilíbrio dos dados, mas nunca esquecer o lado humano”, adiantou.
Ela frisa que toda campanha quer atrair novos clientes, mais resultados, mas reforça que a união de paixão e dados precisa ter equilíbrio, porque um não funciona sem o outro. “Construção de marca envolve diversos fatores, não dá apenas para olhar um e esquecer o outro. Ao longo da minha carreira, os maiores cases foram os que essa soma foi redonda”.
Aos profissionais de Marketing, Nocciolini deixa um conselho. “Seja muito curioso,sempre busque além do que foi pedido. A aprendizagem contínua é algo essencial no Marketing. A comunicação mudou, a forma de negociar é outra, vivemos uma constante aprendizagem e tempos mais acelerados”, concluiu.
Esteja junto com Andrea Nocciolini no CMO Summit, nos dias 25 e 26 de junho. Inscreva-se já!

COMPARTILHAR ESSE POST