A APAS Show 2025 mostrou que o varejo físico não apenas continua relevante — ele está mais estratégico do que nunca. Empresas como THE LED, aiqfome, Kärcher, Mission Brasil e Mix Fiscal levaram à feira soluções que unem mídia, tecnologia, dados e experiência do consumidor para transformar o ponto de venda (PDV) em um verdadeiro ecossistema de marketing.
A THE LED, referência em painéis digitais na América Latina, apresentou um estande imersivo que simulava o “supermercado do futuro”. A proposta foi provocar uma reflexão sobre o papel da sinalização digital como mídia. Dados da empresa indicam que lojas que utilizam displays digitais registram, em média, um aumento de 32% nas vendas.

Estreando na feira, o aiqfome, maior app de delivery do interior e segundo maior do país, apostou em uma ativação interativa com brindes e um pacote de boas-vindas exclusivo para novos parceiros. A ação foi pensada para atrair varejistas com incentivos como R$ 1 mil em cupons, artes personalizadas e um playbook chamado “Como bombar seu delivery com o aiqfome”.
“A APAS é sempre uma grande oportunidade de nos aproximarmos ainda mais de nosso público, por isso, escolhemos esse momento para apresentar a ativação, que representa um novo capítulo da nossa história”, afirma Igor Remigio, cofundador e CEO do aiqfome.
A Kärcher, por sua vez, traçou metas ambiciosas: quer alcançar R$ 1 bilhão de faturamento no Brasil até 2025, ampliando sua atuação no varejo. Conhecida por fornecer soluções de limpeza industrial, a empresa aposta agora também no consumidor final, com produtos domésticos à venda em grandes redes.
“Nossa participação em feiras como a APAS reflete nosso posicionamento estratégico: queremos atender tanto os supermercados, com soluções para a limpeza de suas lojas, quanto seus clientes, levando tecnologia para os lares dos brasileiros”, explica João Galtério, gerente nacional de vendas da Kärcher. Segundo ele, “a percepção de limpeza dos ambientes influencia diretamente na atratividade dos pontos de venda”.

A Mission Brasil, plataforma de serviços recompensados do país, também marcou presença com soluções sob demanda como cliente oculto, pesquisas e staff, reforçando a agilidade e escalabilidade de seu modelo. “Estar na APAS SHOW foi uma oportunidade de apresentar, de forma direta, como o nosso modelo de negócios sob demanda contribui com o aumento de engajamento e resultado para o varejo”, disse Julio Bastos, CCO da empresa.
Veterana da feira, a Mix Fiscal apresentou o SafeGain, um sistema de IA que usa câmeras de segurança já instaladas nas lojas para identificar comportamentos suspeitos e prevenir perdas. A solução, baseada em visão computacional e machine learning, promete transformar perdas em dados estratégicos.
“As perdas por furtos são um ponto extremamente sensível no varejo. Numa operação em que uma loja ganha 4% de lucro líquido, imagina ter uma mercadoria furtada? Ela precisaria vender outras 25 unidades da mesma mercadoria só para zerar o prejuízo!”, pontua Fabricio Tonegutti, diretor da Mix Fiscal.

Sinalização digital e FFLVO: o Marketing do varejo é no ponto de venda
COMPARTILHAR ESSE POST